O que é um Softphone e 5 razões pelas quais você precisará de um.

Na Jive, anunciamos recentemente o lançamento do Jive Mobile 2.0, nosso aplicativo de softphone. Com a força de trabalho ficando mais móvel (61% dos funcionários relatam trabalhar fora do escritório parte do tempo), eles precisam da tecnologia mais recente para agilizar o hardware que precisam transportar, além de reduzir os custos. Os softphones ajudam-nos a fazer as duas coisas.

O que é um softphone?

Um softphone é um telefone composto de software, não de hardware. Software + telefone = softphone. Eles geralmente são incluídos em uma solução de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP). O VoIP usa conexões com a Internet em vez de linhas telefônicas tradicionais para transmitir sinais de voz.

Por ser um aplicativo de software, você pode usar um softphone em vários dispositivos, transformando qualquer dispositivo de computação conectado à Internet em um telefone. Há ainda vantagens em baixar um aplicativo softphone para o seu smartphone. Nós vamos falar sobre isso mais tarde.

O que está impulsionando a adoção do softphone?
Os softphones atraem trabalhadores remotos e funcionários baseados no escritório por vários motivos, incluindo:

# 1. Custo mais baixo
Os softphones são baixados para seus dispositivos existentes, portanto, não é necessário investimento em hardware, nenhum requisito de cabeamento, nenhuma linha dedicada. Seu tablet, smartphone e desktop geralmente são tudo o que você precisa. As taxas de chamadas são tipicamente menores também com softphones.

# 2. Menos hardware
Os softphones reduzem o número de dispositivos no seu escritório ou na sua bagagem, se você estiver em trânsito. Se um softphone parar de funcionar ou ficar desatualizado, em vez de pagar por um substituto, a maioria dos provedores de softphone permite que você envie a versão mais recente gratuitamente.

# 3. Escalabilidade simples
Quando novos funcionários se juntam à sua equipe, em vez de procurar um novo telefone e lidar com atrasos de configuração, basta que ele baixe um softphone. Dessa forma, o novo funcionário começa a trabalhar com um número de telefone e telefone. Na verdade, algumas empresas estão evitando telefones de escritório e telefones fixos ao alternar para o VoIP e aproveitando as opções de softphone.

# 4. Melhor mobilidade
Com um softphone, você não precisa estar sentado em sua mesa para acessar os recursos do telefone ou realizar chamadas de negócios. Você pode verificar o correio de voz, olhar pelo diretório do escritório, discar extensões, fazer chamadas em espera, iniciar chamadas em conferência e muito mais, não importa onde você esteja: no escritório, resfriando os calcanhares em um aeroporto do outro lado do mundo ou trabalhando em seu escritório em casa.

# 5. Maior privacidade
Se você é como o resto de nós, não gosta de distribuir seu número pessoal para fins de trabalho. Você quer sua privacidade e oferecer aos clientes acesso a números de celular e residencial – embora às vezes seja necessário – não é a maneira como você prefere lidar com os negócios. Os softphones permitem que você distribua um número comercial e, em seguida, toque o telefone do escritório e o aplicativo do softphone no dispositivo. Você não perde nenhuma ligação e não é obrigado a comprometer sua privacidade.

O que há de tão especial no softphone da Jive?

A última versão do aplicativo de softphone da Jive oferece às organizações novos recursos para melhorar suas comunicações, como:

SMS / Chat. Você pode enviar mensagens de bate-papo para colegas de trabalho em sua rede e, para aqueles que estão fora de sua rede, há SMS (serviço de mensagens curtas) ou mensagens de texto comerciais. E todos estes são enviados a partir do número de telefone da sua empresa, independentemente do dispositivo que estiver a utilizar.
Chamada de vídeo. Videochamadas ponto-a-ponto agora estão disponíveis por meio do aplicativo para dispositivos móveis para ajudar você a reduzir as despesas e o tempo de viagem.
Geofencing. Isso permite que você estabeleça regras baseadas em localização. Quando você entra em sua casa, seus dispositivos ativam automaticamente seus recursos Não perturbe e outros recursos de chamadas. Quando você estiver de volta ao escritório, seu dispositivo começará automaticamente a aceitar as chamadas novamente

Não fique para trás na corrida tecnológica. Os softphones custam menos, são mais fáceis de implantar, ajudam os funcionários a se conectarem melhor uns aos outros e aos clientes, além de proteger sua privacidade.

Texto original de Ryan Alleman traduzido na íntegra do Blog oficial da Jive em inglês:
https://blog.jive.com/whats-a-softphone-5-reasons-youll-want-one/